Pesquisa

Tutorial Mupen64

O Mupen64 é um emulador para Nintendo 64 desenvolvido para múltiplos sistemas operacionais. Altamente compatível com qualquer sistema com a biblioteca SDL, este emulador utiliza um sistema de plugins. Com os plugins corretos, o processamento de gráficos e áudio pode chegar à perfeição.


Primeiros Passos

Baixe o emulador, os plugins e descompacte-os.
Copie ou recorte todos os arquivos da pasta Plugins_Mupen descompactada e cole na pasta Plugins do emulador Mupen64. Abra o emulador:
Tutorial Mupen64
Caso esteja em inglês, vá ao menu File, Lenguage e clique em Brazilian Portuguese.


Definindo a pasta das roms

No menu Opções, Opções ..., Diretórios, Remover Todos, Adicionar, selecione o local onde suas roms vão ficar e dê OK.


Configurando os Plugins

Vá ao menu Opções, Opções... e deixe como na imagem:
Tutorial Mupen64 - Configurando os Plugins
Isso fará seu emulador rodar a maioria dos jogos, pois funcionará como o emulador Project 64 versão 1.6. Se quiser, veja se existem plugins melhores ou mais atualizados no site Emulator-Zone. Vá testando cada um deles para cada um dos jogos, pois um plugin que roda bem um jogo pode não funcionar com outro.


Configurando os Controles

Ainda na janela acima, clique sobre o botão "Configurar" ao lado do ícone de um teclado e marque o quadrado "Plugged" nos controles que você quiser adicionar. Para configurar os controles com o teclas do teclado, clique sobre a função desejada e aperte um botão. Para configurar os controles com um joystick, vá primeiro na aba Devices - GamePad - selecione o controle e prossiga normalmente. Após configurar, dê Save.


Salvando e carregando sua posição atual

Para salvar sua posição no jogo, vá em Emulação - Salvar como... Para carregar, vá para Emulação - Carregar como...