Pesquisa

Tutorial traduzir roms com arquivo IPS

Você quer jogar seu jogo favorito em português? Sabe o que fazer para tornar isso realidade? Não! Então confira o tutorial abaixo que ensina como traduzir roms com o programa Lunar IPS e com arquivos IPS (arquivos que contêm todos os diálogos dos jogos em uma outra língua).


Tradução a partir de arquivos IPS

Este tipo de arquivo é utilizado para traduzir as roms de diversos consoles e portáteis, como: Mega Drive, Master System, Nintendo 8 bits, Super Nintendo, Nintendo 64, toda a linha Game Boy, Nintendo DS, PC-Engine e Neo Geo.
Há duas maneiras de utilizar este arquivo: a primeira é incorporando o arquivo IPS na rom, traduzindo a rom de forma permanente, e a segunda é de forma não-permanente, podendo-se excluir a tradução sem perder o arquivo da rom. As duas técnicas são ensinadas neste tutorial e obviamente somente uma deve ser utilizada.


Técnica 1 - Incorporando o arquivo IPS à rom permanentemente

Como já mencionado, nesta técnica a tradução ficará incorporada à rom de forma que não será mais possível alterar a tradução ou retirá-la. Utilizaremos para isso:
  • O programa Lunas IPS, que pode ser baixado aqui;
  • A rom que se deseja traduzir;
  • O arquivo IPS da rom. Atenção: observe no site que disponibiliza a tradução em qual versão do jogo deve ser aplicado o IPS, sendo normalmente aplicado na versão americana da rom (U).
Baixado e descompactado o programa Lunas IPS, execute-o clicando em: "Lunar IPS.exe". A seguinte janela será aberta:

Tutorial Lunar IPS


Em seguida, clique no botão "Apply IPS Patch", vá à pasta onde está o arquivo IPS, selecione-o e clique em abrir.

Tutorial Traduzir Roms- Abrindo arquivo IPS

Outro janela semelhante será aberta logo em seguida para você selecionar a rom na qual o arquivo IPS será aplicado. Vá à pasta da rom, selecione-a e clique em Abrir.
Se tudo der certo, a mensagem abaixo será exibida:

Tutorial Traduzir Roms- Mensagem de sucesso


Meu jogo não foi traduzido, o que faço? Ou depois de traduzir meu jogo não roda, por que?

Em ambos os casos os erros mais comuns são: aplicar o IPS na versão errada da rom e aplicar um arquivo IPS corrompido. No primeiro caso, você deve procurar nos sites que oferecem o arquivo IPS em qual versão da rom deve-se aplicar o IPS. No segundo caso, tente baixar a rom e o arquivo IPS de outros sites ou baixe um arquivo IPS de outro autor. Lembre-se que, em ambos os casos, você não poderá reaproveitar a rom na qual aplicou o arquivo IPS.


Técnica 2 - Utilizando arquivos IPS de forma não permanente (auto patching)

Esta técnica depende do emulador. Nem todos os emuladores oferecem suporte, portanto, você deverá testar para verificar se seu emulador oferece suporte ou não. Nesta técnica, utilizaremos apenas:
  • O emulador com suporte a "auto-patching";
  • A rom que se deseja traduzir;
  • O arquivo IPS da rom. Atenção: observe no site que disponibiliza a tradução em qual versão do jogo deve ser aplicado o IPS, sendo normalmente aplicado na versão americana da rom (U).
Coloque a rom e o arquivo IPS na mesma pasta. Em seguida, renomeie ambos os arquivos com o mesmo nome. Pronto! Ao carregar a rom, ela já estará traduzida pois o emulador aplica o arquivo IPS automaticamente. Abaixo a imagem deste processo: 

Tutorial Traduzir Roms - Auto Patching

Os erros que podem ocorrer são os mesmo da técnica anterior, porém, nesta técnica, há mais um erro possível: o emulador utilizado pode não oferecer suporte ao auto patching.


Confira também:

descompactar arquivos, tutorial básico da emulação